suzano


        O Kendô de Suzano foi fundado em 1945 por Yoshisuke Oura.

     Yoshisuke Oura nasceu em 1905, na província de Miyagi, no Japão, filho de Eitaro e Yone Oura, de tradicional família de forjadores de espada.
      A tradição de mais de 500 anos foi interrompida no final do século 19, quando foi proibido o uso de espadas e a família passou a fabricar instrumentos agrícolas. Veio para o Brasil aos 31 anos, acompanhado da esposa Natsu e filhos, para trabalhar na lavoura de café entre os municípios de São Simão e Cravinhos, no interior de São Paulo. No ano seguinte, tornou-se o ferreiro da fazenda, produzindo e fazendo a manutenção dos implementos agrícolas. Forjou as primeiras espadas em aço no Brasil, que foram presenteadas aos vencedores do Campeonato Brasileiro de Ju-kendô (judô e kendô) de 1938. Mudou-se para Suzano em setembro de 1939, a convite de Tokuzo Terazaki, continuando a fabricar instrumentos agrícolas e espadas.

Como no período da Segunda Guerra Mundial a forja de espadas foi proibida, Oura, que possuía espadas em casa, ficou preso em 1942, por 60 dias, na Hospedaria dos Imigrantes, no Brás, em São Paulo. Liberado, retornou a Suzano e continuou a produzir implementos agrícolas e passou a atuar também como massagista.  

    Em novembro de 1945, foi um dos incentivadores da organização do time de kendô da associação japonesa do centro de Suzano, que realizou os dois primeiros treinos nas ruas da Vila Urupês. A equipe era formada por japoneses e descendentes. Em 11 de fevereiro de 1946, foi um dos organizadores do 1º Campeonato de Suzano. Foi também um dos fundadores da Associação Brasileira de Judô e Kendô da Linha Central do Brasil, marco do ressurgimento das associações que foram fechadas durante a guerra. Após acidente de automóvel que sofreu em 1972, dedicou-se exclusivamente ao trabalho de massagista e, em 1974, foi ao Japão para especializar-se em acupuntura. Faleceu em 15 de junho de 2000Recebeu o título de 8º dan hanshi do kendô, o primeiro atribuído a um praticante do esporte no Brasil. O Departamento de Kendô da Associação Cultural Suzanense denominou de Campeonato Interclubes “Yoshisuke Oura” a competição realizada anualmente, com a participação de academias de vários estados do país.